Blog da Leardi

Grupo global promove cidades de 15 minutos pelo mundo

  • 11/01/2023

O C40 Cities Climate Leadership Group, uma rede de cerca de 100 prefeitos globais voltada para soluções acerca da sustentabilidade, firmou uma parceria com a gestora de ativos alternativos Nordic Real Estate Partners (NREP). O intuito é trazer o conceito da “cidade de 15 minutos” para o planejamento urbano dos grandes centros ao redor do mundo. 

O conceito surgiu em Paris, na França, onde o diretor científico do Laboratório de ETI da Universidade de Sorbonne e conselheiro da cidade, Carlos Moreno, o promoveu. A ideia ganhou espaço internacional durante a pandemia da Covid-19, quando houve isolamento social e milhões de pessoas tiveram que ficar perto de suas casas. 


Como funciona a cidade de 15 minutos? 

A cidade de 15 minutos consiste em tornar as áreas urbanas menos dependentes dos carros, como parte do combate às mudanças climáticas. A estrutura do projeto enfatiza trazer o essencial da vida cotidiana, como trabalho, lazer, escolas e áreas verdes, a uma curta caminhada ou passeio de bicicleta perto de casa, diminuindo o uso de veículos e, consequentemente, reduzindo as emissões de carbono e a poluição.

Os princípios que norteiam a cidade de 15 minutos são a sustentabilidade, solidariedade e participação. Moreno salienta que o ritmo das cidades deve ser o do homem e não o dos automóveis. Por isso, as áreas precisam ser projetadas para que os cidadãos possam morar, trabalhar e prosperar sem precisar percorrer grandes distâncias. 

Assim, a ideia é propor aos habitantes menor tempo de deslocamento para realizar atividades diárias e ter acesso ao básico em suas rotinas, afastando o cenário de trânsito caótico e proporcionando mais qualidade de vida para todos.


Qual o objetivo da parceria entre as instituições?

A parceria público-privada começará com pelo menos cinco cidades-piloto, segundo informações divulgadas em uma coletiva de imprensa na Earth Summit, em Nova Iorque. Os nomes das cidades ainda não foram anunciados oficialmente.

A iniciativa se concentra em dois tipos de bairros, os novos que estão surgindo e os já existentes e que demandam reformulações. O NREP prometeu um compromisso inicial de US$ 500 mil para o plano, ao longo de dois anos.

“Bairros densos e polivalentes veem uma redução nas emissões”, disse o diretor executivo da C40, Mark Watts, durante uma entrevista ao Portal Bloomberg. “O conceito recupera o espaço nas cidades, transferindo-o de veículos poluentes para as pessoas”, completa. 


Programa piloto da cidade de 15 minutos:

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, encontrar empregos e residências próximos uns dos outros, além de fornecer bom transporte público e oferecer a oportunidade de as pessoas utilizarem mais transportes alternativos, são ações que podem ajudar a reduzir as emissões em cerca de 25%.

Moreno também é parceiro na iniciativa C40/NREP, assim como o UN-Habitat. Os organizadores afirmam que os programas-pilotos serão uma das primeiras tentativas de coordenar esforços para criar cidades de 15 minutos entre autoridades locais de todo o mundo, com o objetivo de determinar padrões de design e projetos que outras cidades podem seguir.


Fonte: ABRAINC




Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail