Blog da Leardi

Está com frio? 5 dicas práticas para aquecer sua casa

  • 31/05/2024

É possível deixar o imóvel bem mais aconchegante sem gastar


A segunda-feira amanheceu gelada e chovendo em São Paulo depois de um final de semana de frio. Ainda é outono, mas as temperaturas já começaram a baixar em todo o Estado e, de acordo com Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticos (CGE) da Prefeitura, as rajadas de vento e chuvas devem se manter ao longo da semana.


A perspectiva é corroborada pelo Climatempo, que indica que a mínima será na quarta-feira (29), quando a cidade vai alcançar 12º C. Já a máxima será de 27º C, apenas no sábado.


Se a frente fria já chegou ao seu imóvel e só o cobertor não está dando conta de abrandar o clima, saiba que é possível tomar algumas medidas simples para tornar os ambientes mais agradáveis.


Sem precisar gastar dinheiro com aquecedor artificial ou uma lareira, confira 5 dicas práticas para deixar sua casa mais quente neste frio:


Tapetes e mantas na decoração

O piso frio é um dos grandes responsáveis por manter o clima gelado dentro de casa. Usar uma meia ajuda, mas adotar tapetes e mantas na decoração contribui para reter o calor e evitar o contato direto dos moradores com o chão.


O tapete pode ser de algodão, nylon, justa ou qualquer outro material que gere mais conforto ao ambiente. A dica é tentar aproveitar o objeto para dar uma nova identidade ao seu imóvel.


Deixe a luz do sol entrar

É verdade que a luz do sol parece mais fraca em dias frios. Mas ela ainda está lá fornecendo calor e é uma maneira de deixar a casa mais aconchegante neste momento é tentar aproveitá-la da melhor forma possível.


Abra as janelas para a casa arejar durante os períodos mais quentes do dia – geralmente entre 12h e 15h. Outra sugestão é passar mais tempo dentro desses ambientes que esquentam mais durante o dia. Se um quarto é virado para a face norte, por exemplo, a tendência é que esquente mais que o restante da casa.


Isole os ambientes

Enquanto a recomendação é aproveitar os momentos mais quentes para deixar a luz e o calor do sol entrarem, você também precisa se esforçar para evitar que este calor acumulado fuja durante o restante do dia.


Para isso, feche as frestas das janelas e, se possível, instale cortinas pesadas e produzidas com tecidos grossos. “Podem ser cortinas duplas com sobreposição formadas por dois trilhos ou varão duplo. Modelos mais espessos e duplos, além daquelas com altura que compreende desde o teto até o piso, são sempre mais eficazes”, indicam as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, da Dantas & Passos.


Móveis também podem contribuir para diminuir a fuga do calor. Uma estante alta com livros fechando uma parede externa ajuda a aumentar o isolamento.


Afaste sofás e camas das paredes

Uma recomendação para não sofrer tanto com as baixas temperaturas é impedir que os sofás e camas permaneçam em contato com as paredes externas do imóvel – principalmente na hora de dormir.


Estes são, geralmente, os cantos mais frios da casa e é de onde a temperatura se alastra para o restante do apartamento.


Adote cores quentes

A escolha das cores e a iluminação que você adota na sua casa interferem diretamente na temperatura dos ambientes. Optar por cores quentes em objetos decorativos, como travesseiros, mantas e até mesmo na pintura, ampliam a sensação de conforto.


Se tiver objetos ou lâmpadas com cores como laranja, vermelho e amarelo, agora é uma boa hora de tirar do armário e acrescentar na decoração da sua casa.


Fonte: imoveis.estadão.com



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail